Rotec – MAGNETIC SPEED MEASUREMENT
Sistema de Medição RASdelta (DAQ)
O sistema de medição RASdelta é um sistema de aquisição de dados (DAQ) modular, flexível e de alta precisão. O dispositivo está disponível nas variantes de 8 e 16 slots e pode ser configurado para tarefas de medição individuais em bancadas de teste e para medições dinâmicas em veículos.
Além de seu design compacto, o sistema possui um painel de controle touchscreen, por meio do qual o RASdelta também pode ser configurado como um gravador de dados. A interconexão de até 6 sistemas RASdelta é facilmente possível através da segunda interface Ethernet.
O sistema de medição é configurado pelo usuário para o caso de aplicação individual. Para isso, os cartões de medição necessários são selecionados no catálogo abaixo.
Trigger Board
A Placa de Gatilho RASdelta sincroniza todos os dados de medição entre os canais, módulos de aquisição e front ends conectados. Como uma placa mestre, ela é uma parte integral do RASdelta.
- Sincroniza todas as placas de medição, canais e sistemas em cascata.
- 1 entrada de gatilho TTL com valores de limiar ajustáveis.
- 2 saídas TTL para monitoramento online.
- Fonte de alimentação para condicionamento de sinal (DC 5V e 12V; 5W)
Speed Board
A Placa de Velocidade RASdelta registra dados de medição de velocidade digitais e multicanal precisos para todos os testes de transmissão, controle e acionamento auxiliar. Portanto, ela é a base para a análise de vibrações torsionais. Os dados são registrados por meio de escaneamento magnético, angular-equidistante, um encoder incremental ou um laser.
- Placa de medição de 2 canais com relógio de contagem de 12 GHz
(resolução de tempo = 0,081 nanosegundos). - Entradas de sinal para detecção de direção e pulso de referência.
- Valores ajustáveis para limiar de gatilho e borda.
- Modos de operação: velocidade, frequência, ciclo de trabalho e razão on/off
Analog Boards
A Placa Analógica RASdelta mede variáveis analógicas como som aéreo e estrutural, aceleração, temperatura, deslocamento ou pressão. Essas variáveis podem ser usadas para determinar a posição de uma fonte sonora ou para analisar o trem de válvulas ou a pressão do cilindro. Os dados de medição analógica são adquiridos por meio de amostragem equidistante.
- Acoplamento AC e DC, fonte de alimentação para sensores IEPE (ICP).
- Faixas de tensão ajustáveis para sinais de entrada.
- Conversor AD SigmaDelta de 16 bits.
- Taxa máxima de amostragem de 3,2 MHz para uso de canal único.
- Taxa máxima de amostragem de 1,6 MHz por canal em operação de dois canais.
- Placa Analógica RASdelta
- Taxa de amostragem de 50 kHz.
- 3 entradas de tensão analógica, galvanicamente isoladas.
- Acoplamento AC e DC, fonte de alimentação para sensores IEPE (ICP).
- Faixas de tensão ajustáveis para sinais de entrada.
- Conversor AD SigmaDelta de 24 bits.
- Taxa máxima de amostragem de 50 kHz por canal.
- Largura de banda analógica de 24 kHz.
Temperature Board
Com a placa de temperatura RASdelta, você registra dados de medição de termômetros de resistência e termopares. A medição da temperatura do óleo em veículos é indispensável, especialmente para testes de transmissão.
- Placa de Medição de 8 Canais
- Taxa máxima de amostragem: 1,6 kHz por canal (com uso de 4 canais).
- Faixa de temperatura de medição: -200°C a 850°C.
- Sensores suportados:
- Pt100/1000
- Termopar Tipo J (Fe/CuNi)
- Termopar Tipo K (NiCr/Ni)
- Termopar Tipo T (Cu/CuNi)
Strain Gauge Board
The RASdelta strain gauge board is an integrated dual-channel DC voltage amplifier for signal acquisition from strain gauge-based, piezoresistive, magnetoresistive or potentiometric transducers. These include force, torque, pressure, displacement and angle sensors or scales. The card does not require any additional measuring amplifiers.
- Placa de Medição de 2 Canais
- Taxa máxima de amostragem: 50 kHz por canal.
- Suporta aplicações de ponte completa e meia ponte.
- Tensão de alimentação da ponte ajustável: 1 V, 2,5 V, 5 V, 10 V.
- Suporta configuração de quatro fios e seis fios.
- Ajuste automático de zero.
- Detecção de interrupções de linha e queima de sensores.
CAN-BUS Board
A placa CAN-BUS registra variáveis CAN e OBD-II e as avalia em relação à análise de vibrações torsionais. Isso significa que variáveis existentes podem ser incluídas na medição sem a necessidade de aplicações adicionais de sensores. Além do OBD-II, o protocolo Raw CAN e SAE J1939, é possível registrar dados FD CAN diretamente através do PC de medição e de hardware de terceiros.
- Placa de Medição de 2 Canais
- Taxa máxima de transmissão: 1 Mbit/s por canal.
- Taxa de amostragem pós-ajustável.
- Padrões CAN 2.0 A (identificador de 11 bits) e 2.0 B (identificador de 29 bits); OBDII; J1939; (CAN-FD via conexão USB do PC).
- Modos: ouvinte ativo/passivo.
- Terminação de BUS ajustável (120 Ohm).
Differential sensor
Os sensores diferenciais magneto-resistivos da ROTEC são utilizados para detectar velocidades de rotação em engrenagens ferromagnéticas e estão disponíveis em diversos modelos para atender às situações de instalação mais exigentes.
TIPO A
- Design em duas partes – a direção preferencial pode ser ajustada após a instalação do sensor.
- Adequado para a faixa de temperatura padrão de -15°C a 100°C.
- Opcional com reconhecimento de direção (sensor quádruplo).
TIPO B
- Comprimento curto do sensor.
- Sensor de temperatura padrão (faixa de temperatura de -15°C a 100°C) com cabo de conexão destacável.
- Sensor de alta temperatura (faixa de temperatura de -15°C a 160°C) com cabo integrado, incluindo cabo adaptador.
TIPO C
- Cabeça de Sensor Angulada a 90°
- Sensor de temperatura padrão (faixa de temperatura de -15°C a 100°C) com cabo de conexão destacável.
- Sensor de alta temperatura (faixa de temperatura de -15°C a 160°C) com cabo integrado, incluindo cabo adaptador.
Laser sensor
Os sensores a laser ROTEC são utilizados para detectar velocidades de rotação ao escanear um padrão preto e branco (zebra). Tanto fitas listradas quanto discos listrados podem ser utilizados. Os padrões listrados estão disponíveis em vários padrões. O manuseio da emenda ao usar fitas listradas é facilmente realizado através de um mecanismo de correção no software RAS.
Sensor a Laser (SeLas 4/5)
Escaneamento do objeto pela frente ou através de um espelho defletor em ângulo de 90°.
Cabos de fibra óptica disponíveis com revestimento têxtil ou metálico.
Alvos Zebra
Padrões listrados de alta qualidade melhoram a qualidade do sinal de velocidade.
Fitas listradas e discos listrados disponíveis em diferentes dimensões padrão.
Padrões listrados personalizados disponíveis sob solicitação.
Signal Conditioning / Electronics
Differential Sensor Adapter
O Adaptador de Sensor Diferencial (DSA) converte o sinal senoidal do sensor magnético ROTEC em uma sequência de pulsos de agulha com nível TTL, que é processada pela placa de medição de velocidade RASdelta.
Um display LED facilita a configuração ideal do sensor diferencial em relação à engrenagem, para alcançar a melhor qualidade de sinal possível.
O Digitizador TTL Inline (Inline-DSA) é a versão compacta do Adaptador de Sensor Diferencial ROTEC (DSA) e é especialmente adequado para uso móvel. A eletrônica converte o sinal senoidal do sensor magnético ROTEC em uma sequência de pulsos TTL, que é processada pela placa de medição de velocidade RASdelta.
Laser Tachometer
O Tacômetro a Laser ROTEC 3 (ELLAS3) é utilizado para medições de velocidade óptica. A eletrônica gera uma luz laser com potência regulada, que é transmitida pelo sensor a laser ROTEC para um padrão de faixas preto e branco fixado no objeto a ser medido. As transições de luz e sombra do objeto de medição são escaneadas utilizando o método de reflexão. Isso resulta em um trem de pulsos com nível TTL, que é processado pela placa de medição de velocidade RASdelta.
Rotary Encoder Adapter
O Adaptador de Encoder Rotativo (ELDGADP2) é utilizado para capturar sinais de encoders rotativos TTL ou SIN/COS.
A eletrônica gera um trem de pulsos digitais com nível TTL a partir dos sinais do encoder incremental. O Adaptador de Encoder Rotativo captura os sinais do encoder nas direções direta e reversa, derivando informações de direção a partir deles. Os sinais de velocidade e direção, bem como o pulso de referência, são capturados e processados pela placa de medição de velocidade RASdelta.
Além disso, o pulso de referência pode ser extraído em um conector separado e utilizado como um gatilho de início para medições.
O Inline DGADP é a versão compacta do Adaptador de Encoder Rotativo ROTEC e é especialmente adequado para uso móvel. Além disso, o adaptador está disponível em duas variantes: para encoders incrementais TTL e para encoders HTL.
A eletrônica gera um trem de pulsos digitais com nível TTL a partir dos sinais do encoder incremental, que serve como sinal de medição. O Inline DGADP captura os sinais do encoder nas direções direta e reversa, derivando informações de direção a partir deles.
4-fold Sensor
A eletrônica para detecção de direção (EL4FP) converte o sinal senoidal do sensor magnético ROTEC em um trem de pulsos de agulha com nível TTL. Ao usar o sensor magnético de 4 canais da ROTEC, as informações de direção podem ser derivadas e transferidas para a placa de medição de velocidade RASdelta.
Encoder Phase Shifter
O Deslocador de Fase ROTEC é utilizado em conjunto com o Adaptador de Encoder Rotativo ROTEC. O Deslocador de Fase atrasa o sinal de referência de um encoder por um número ajustável de pulsos de velocidade (=incrementos). A marca de referência original é suprimida e substituída por uma marca gerada sinteticamente. Esse pulso de referência sintético pode ser extraído separadamente e usado como um gatilho de início para medições.
GMR Sensor Adapter
O Adaptador de Sensor GMR (ELGMR) é adequado para medições de elevação de válvula com o sensor GMR GLM711AVB. A eletrônica serve para amplificar os sinais brutos capturados, garantindo um sinal livre de ruídos e com largura de banda suficiente.
Os sinais amplificados do sensor são fornecidos por meio de saídas separadas de seno e cosseno e podem ser registrados com a placa de medição analógica RASdelta de 3,2 MHz GMR.
Valve lift measurement module
O Módulo de Medição do Trem de Válvulas (ELVTMM, anteriormente Sensitec SPP3001) funciona como uma unidade de avaliação para medições no trem de válvulas. A eletrônica condiciona o sinal do sensor e calcula uma elevação de válvula em tempo real com uma precisão de +/- 10 μm, que é fornecida na conexão BNC como uma tensão de saída entre 0-10 V. O módulo está disponível nas variantes de 2 e 4 canais.
Para o processamento adicional do sinal de elevação de válvula, o pacote de software ROTEC RAS “Análise do Trem de Válvulas” oferece capacidades de análise dinâmica aprofundadas.